quarta-feira, 29 de junho de 2011

Hasteamento e disposição de bandeiras



É impossível a um líder de desbravadores ter domínio em todas as áreas de conhecimento do Clube. Tanto, que nas classes de Líder Master e Líder Master Avançado você escolhe apenas 2 áreas e 1 área, respectivamente, para você ser investido. Porém, nós precisamos ter um conhecimento básico sobre os procedimentos de rotina do Clube de Desbravadores, e entre eles está o civismo.

Hino nacional
ordem unida e hasteamento de bandeiras são os nossos principais programas nesta área, que devem ser praticados todas as reuniões de domingo. Já vimos aqui até como dobrar bandeiras, mas está faltando o que vem exatamente antes disso: o hasteamento!

A primeira etapa do processo é a entrada das bandeiras. Escolham os desbravadores que vão participar, sendo 2 para cada bandeira. Os desbravadores que estarão carregando a bandeira serão a testa, e atrás virão os seus auxiliares. Eles devem entrar marchando e se posicionarem em frente aos mastros. Lembrando que apenas alguém da guarda bandeira pode dar os comandos, nunca alguém externo. Vejam um exemplo no vídeo abaixo. (Nele, apenas 1 está carregando a bandeira, enquanto tem 2 auxiliares. Mas cada um carregaria uma bandeira e atrás deles viriam outros 3, como auxiliares).


Ao chegarem aos mastros, deve ser dado o comando: FORA DE FORMA, MARCHE! Com os auxiliares, devem amarrar a bandeira e se posicionarem atrás dos mastros, de frente para o pelotão. Os auxiliares se posicionam à frente dos mastros.

A disposição das bandeiras é um item importantíssimo. Principalmente quando se trata de um número ímpar de bandeiras. Mas não tem segredo: quando em número ímpar, a bandeira Nacional deve ser a do centro, e as demais dispostas em ordem de importância, alternadamente à direita e à esquerda da bandeira Nacional, ou seja, à esquerda e à direita de quem olha. Confira o esquema abaixo:


Quando número par, a bandeira Nacional deve estar ao lado direito do centro e as demais dispostas por ordem de importância, alternativamente à esquerda e à direita da bandeira Nacional, ou seja, à esquerda do centro e alternadamente à direita e à esquerda de quem vê. Confira o esquema abaixo:

Para fixar bem, confira os exemplos abaixos, extraídos do Guia da Ordem Unida da Missão Alagoas:





Um outro excelente material para ajudá-los a ensinar aos seus desbravadores é essa apresentação da Associação Mineira Sul. Clique AQUI para baixar. (Ao olhar as bandeiras, você está na posição do pelotão, de frente para elas).

As bandeiras são hasteadas ao som do hino nacional, ou do toque militar próprio para o momento. (No nosso caso, usamos o hino nacional). As bandeiras devem atingir o topo de acordo com a ordem de importância, por exemplo, a bandeira nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a primeira a descer, no arriamento, sendo que o momento deve culminar com o término do hino! Elas podem ser hasteadas e arriadas a qualquer hora do dia ou da noite, porém, à noite, elas devem estar iluminadas.

"Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, o civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações." (Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971).

Para o arriamento, o pelotão se dirige aos mastros, arria as bandeiras também ao som do hino nacional, obedecendo-se a ordem de descida. Ao final é só dobrá-las. Faça esse cerimonial todos os domingos no seu Clube, faz parte do nosso programa!


FONTE: BLOG CANTINHO DA UNIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário