quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fogo do Conselho e seu simbolismo


   
 fc_01
Por Átila Santos
O Fogo de Conselho tanto para os Escoteiros quanto para os Desbravadores não deve ser uma simplesmente reunião para contar e narrar aventuras. É algo mais sublime, cheio de inspiração e de felicidade, onde as atividades se encontram voltadas dentro do espírito desses dois movimentos.
Os ideais, estão presentes desde a oração de abertura até o silêncio final. A disciplina do Fogo de Conselho é a sua tônica mais característica, dando a esta atividade algo de romântico e atrativo para o jovem.Como toda cerimônia, deve ser simples, singela e sincera, se tornando uma tradição dentro dos clubes ou grupos escoteiros.

                    O Simbolismo do Fogo do Conselho
Curso_Guias_III_fogoO Fogo de Conselho é uma cerimônia, durante a qual, diante de um fogo simbólico, todos os membros ouvem, com reverência e atenção, conselhos de líderes experientes, narrativas amenas e alegres de outros chefes e líderes, instruem e divertem, expondo fatos e histórias aproveitáveis com fundos espirituais, lembrando anedotas espirituosas e humorismos sadios, interpretando canções, recitando e declamando poesias e prosas de fundo educativo, executando jogos e iniciativas de real proveito para a vida prática. 
É uma hora de expansão, de bom-humor, de alegria, de joviabilidade, mas dentro da ordem e da disciplina, moralizadoras de nosso sistema.
Hora de entendimento coletivo, mas não de futilidades. A frivolidade está sobrando no mundo contemporâneo e se encastela de preferência no coração inexperiente da juventude. 
O jovem tem necessidade de se expandir, de se divertir, mas não pode e não deve sair da linha de conduta e das diretrizes do verdadeiro Escotismo ou do Desbravadorismo. Há de ser oásis seguro da virtude e da boa ordenação da vida em meio ao local. 
Limpo de corpo e alma, puro nos seus pensamentos, palavras e ações, conforme preceitua nos artigos dos ideais, jamais se afastará o bom campista de suas Leis, mesmo nestes momentos de recreio. 
Eis, por que as nossas alegrias simples e inocentes diferem essencialmente das alegrias fúteis e vazias do mundo moderno.
fogo do conselho
É o Fogo que acendemos em qualquer tempo, nas noites felizes e saudosas dos nossos acampamentos, sob o céu estrelado e azul, depois de um dia cheio de tarefas bem cumpridas sob o olhar de Deus, que está em toda parte, e da nossa Pátria querida, representada em nossa bandeira, hasteada em nosso acampamento.

Assim diante do fogo simbólico que arde no “Fogo de Conselho”, um mundo de emoções nobres, de sentimentos dignos, de desejos invulgares de aperfeiçoamento do caráter, deve emergir de nossas almas.

Essas duas instituições, os Desbravadores e o Escotismo são as escolas ideais de sólida formação, de vigorosa preparação para os futuros cidadãos das duas pátrias: a terrena e a celestial, o Brasil e o céu. 
Fonte: Escoteiros.org.br, Livro Fogo do Conselho

Um comentário:

  1. Esse artigo diase tudoa aobre fogo do conselho. Nesates dias em que vivemos muitos desbravadores perderam o sentido real do fogo do conselho. Louvado seja oa Senhor. Voltemos às origens. Parabens pelo artigo

    ResponderExcluir