terça-feira, 28 de junho de 2011

Como ensinar as classes regulares: o método do tutorial


O ensino é uma arte complexa, tanto que existem cursos superiores específicos para você ser professor. Porém, como líderes de desbravadores, nós também temos parte no ensino das crianças, através principalmente do programa das classes e das especialidades.

Aqui está um ponto muito importante para o sucesso de um Clube, pois o ensino das classes precisa ser muito bem feito, a fim de que o desbravador possa realmente atingir o objetivo esperado ao cumprir os requisitos do cartão. Se nós falharmos em qualquer dos pontos, o desbravador, quem perde é o desbravador, que não aprendeu o mínimo necessário que ele deveria.

Nos últimos 2 anos, tenho trabalhado com uma nova maneira de se ensinar as classes, que gostaria de compartilhar com vocês, é o método de tutorial. O método é baseado no PBL -Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas), que vem sendo utilizado nas principais universidades brasileiras, cuja função principal é tornar o aluno um sujeito ativo no processo de aprendizagem. Sua forma mais utilizada é a formulação de objetivos de aprendizagem, que devem ser cumpridos através da pesquisa em diversos meios e discussão do conhecimento obtido com o grupo.

Essa nova metodologia de ensino em breve estará presente em todas as instituições de ensino superior, substituindo a atual, portanto, se conseguirmos trabalhá-la bem com os garotos e garotas, eles estarão bem mais preparados para o mundo acadêmico e para a vida profissional deles.

Então como podemos aplicar este método ao ensino das classes? Bem, primeiramente você precisa pegar o requisito do cartão e listar quais são os objetivos que o desbravador precisa cumprir para que aquele requisito realmente atinja o objetivo esperado. Por exemplo, no cartão de Pioneiro temos o seguinte: Estudo da Natureza: 1 – Recapitular a história do dilúvio e estudar pelo menos três fósseis diferentes. Explicar sua origem relacionando-os com a transgressão da Lei de Deus. Com base nesse requisito, o que o desbravador precisa saber para que ele o cumpra de forma completa? Eis alguns pontos:
  • Descrever a história do Dilúvio desde a pregação de Noé até a saída da arca. 
  • O que é fóssil? 
  • Descrever como se forma um fóssil. 
  • Qual é a Lei de Deus? 
  • Porque a transgressão da Lei de Deus acarreta juízos? 
  • Foi Deus justo ao destruir a raça humana?
A partir desses objetivos, o instrutor (ou o Clube), deve preparar um material de apoio, que deve ser entregue aos desbravadores antes da instrução, pois, desses objetivos, por exemplo, o desbravador precisa fazer em casa a parte de descrever a história do dilúvio, descrever qual é a lei de Deus, o que é um fóssil e como se forma. Assim, no dia da instrução, o instrutor deve recapitular os objetivos, para que não fique dúvidas, e verificar se o que os desbravadores pesquisaram está correto, além de completar a discussão dos itens que eles não fizeram em casa. Abaixo segue um modelo de material de apoio:
  
Vamos a mais um exemplo, na classe de Guia, temos o seguinte requisito: Descoberta Espiritual: 2 – Estudar e debater sobre o serviço do santuário no Antigo Testamento. Observar como esse serviço apontava para a cruz e para o ministério pessoal de Jesus. Então, vamos aos principais objetivos:

  • Identificar cada compartimento do santuário. 
  • Identificar cada móvel, dizendo de que material era feito e como apontava para o sacrifício de Jesus. 
  • Descrever as vestes do sumo sacerdote e estudar em Hebreus 7 e 8 qual é o trabalho de Jesus hoje como Sumo Sacerdote. 
  • Por que quando Jesus morreu o véu do santuário se rasgou?

Abaixo o material de apoio:



Teremos um pouco de trabalho para conseguir implementar completamente o método, até porque precisamos nos dedicar para formular o material de apoio, mas com certeza os resultados que obteremos compensarão.

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