domingo, 19 de junho de 2011

Especialidade de Insetos: aprendendo a pesquisar


Esta especialidade é uma fascinante introdução ao estudo dos insetos.
Você aprenderá as características distintivas dos insetos e a admirar a diversidade de seu mundo. Você vai entender como eles são classificados em várias ordens.
Existem várias espécies de insetos, como vespas, abelhas, formigas, cigarras, percevejos, bichos-pau, cupins, piolhos, moscas, mosquitos, gafanhotos, besouros, entre outros.
Existem insetos "bons" e insetos "maus".Nesta especialidade você terá a chance de identificar, pelo menos, 20 espécies por conta própria. Divirta-se!
Para receber a especialidade de Insetos é necessário cumprir os seguintes requisitos:
  1. Montar ou fotografar uma coleção de 20 espécies de insetos representando pelo menos seis ordens diferentes. (Mariposas e borboletas não serão aceitas, nem espécimes quebrados ou mal apresentados.)
    • Sob cada espécime, colocar uma etiqueta mostrando o nome da pessoa que capturou o inseto, data e local da captura. Etiquetas não devem ter mais que 6mm por 2 centímetros.
    • Identificar insetos com detalhes de gênero e espécie, numa segunda etiqueta, que será colada abaixo da primeira, incluindo uma fonte autorizada.
    • Arrumar todos os espécimes organizadamente numa caixa de insetos de acordo com as ordens e famílias. As etiquetas devem estar presas à caixa e não aos alfinetes que prendem cada inseto. Os nomes comuns não tem qualquer valor.
  2. Quais as características peculiares de um inseto?
  3. Dar o nome de cinco espécies de insetos úteis.
  4. Dar o nome de cinco espécies de insetos prejudiciais, e explicar como controlá-los.
  5. Contar duas histórias bíblicas nas quais os insetos tiveram um papel importante.
Logo abaixo estão as alguns sites na internet com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade. Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como "milhões de anos", "processos evolutivos", "ancestrais", "antepassados", etc. Desconsiderem essas informações.

Retirado do blog: Cantinho de Unidade.

Caso você tenha uma indicação de fonte, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário