sexta-feira, 29 de julho de 2011

Perguntas Frequentes

OBS.: PESSOAL, TENHO RETIRADO MINHAS POSTAGENS DO BLOG CANTINHO DA UNIDADE, EXCELENTE BLOG POR SINAL E RECOMENDO A VISITA. ESTA POSTAGEM AQUI, POR EXEMPLO, TIREI DE LÁ. ACHEI MUITO INTERESSANTE. 

Sabe aquelas perguntas simples que a gente tem dúvida e não sabe onde achar? Ou que para achar a gente precisa procurar numa apostila ou num livro imenso?

No caso dos desbravadores pode ser ainda pior, pois temos uma carência muito grande de materiais e manuais.

Pois é, pensando nisso resolvemos fazer um post com as principais dúvidas [e respostas, claro, rs] que as pessoas possam ter sobre o Clube de Desbravadores. Se sua dúvida não for listada abaixo é só enviar por email ou comentar abaixo, que respondemos para você!

1. O que é preciso para se iniciar um Clube de Desbravadores?

Como o Clube é um departamento da Igreja, ele precisa ser votado na Comissão. A Igreja deve procurar o regional (ou distrital) para informar o interesse em fundar o Clube e também para pedir a devida ajuda. Na Comissão, é preciso votar o funcionamento do Clube, o diretor, associados e secretário e a sugestão de 3 nomes, na ordem de preferência. Depois o regional vai levar a cópia da ata da Comissão para a Associação. O Departamental vai analisar os nomes e definir qual deles será o nome oficial. O Clube será registrado na Associação. Em seguida, a Comissão da Igreja deve votar novamente a aprovação do Clube, agora já com o nome definido!

2. Na minha Igreja tem poucos juvenis na idade de participar do Clube, mesmo assim posso fundar um Clube?

Deve! Esse é o objetivo do Clube, trazer novos juvenis para a Igreja. O Clube não é restrito apenas para os membros da Igreja, deve ser um instrumento de salvação a toda a comunidade. Então, vá nas escolas e convide os alunos para participarem do seu Clube, com o tempo sua Igreja terá muitos outros juvenis! Para saber mais sobre como aumentar o número de desbravadores do seu Clube, clique AQUI.

3. Na minha Igreja não tem ninguém que conheça o Clube de Desbravadores e nem sabemos por onde começar, o que devemos fazer?

Esse é o "problema" mais fácil de ser resolvido. Procure o Departamento Jovem da sua Associação e confira se o treinamento básico de diretoria já aconteceu. Caso já tenha passado da data, procure o seu regional, ele é o responsável por ministrar esses cursos na sua região. O curso é a base para você iniciar os seus trabalhos, aprender a liderar o Clube mesmo, só na prática...

4. Acabamos de fundar um Clube novo, o que devemos fazer nas reuniões?

Existem muitas atividades a serem desenvolvidas durante as reuniões, principalmente ocantinho da unidade, as classes, especialidades e civismo. Esse foi um dos primeiros assuntos que tratamos aqui no blog, confira: AQUI e AQUI.

5. Todo pastor é líder investido?

Não. Todos que desejam ser investidos em líder precisam concluir a classe de líder. O que acontece é que em alguns cursos [de teologia] existe uma matéria sobre desbravadores, o que é um empurrãozinho para eles fazerem a classe. Mas eles precisam terminar todos os requisitos e serem investidos numa cerimônia igual você e eu fomos. Existe também um cartão específico para eles, assim como existe o de regionais.

6. Quando entra um desbravador novo no meu Clube, que classe ele deve fazer?

Ele deve cumprir a classe da idade dele, independente se tem ou não as outras anteriores. Antigamente o sistema era progressivo, você sempre iniciava em Amigo, porém, foi visto que não era o melhor para o desenvolvimento das crianças. Infelizmente alguns Clubes ainda adotam esse sistema de classes progressivas, mas está prática está errada.

7. Quem pode fazer a entrega de lenços?

De preferência o conselheiro do desbravador ou os líderes do Clube, porém, os pais ou padrinhos do desbravador também podem entregar-lhe o lenço, mesmo que não sejam desbravadores.

8. Quem pode fazer a investidura das classes?

A investidura em uma classe deve sempre ser autorizada pelo regional. Somente os líderes investidos (ou o diretor do Clube, quando não houver nenhum líder investido no Clube) podem investir os desbravadores.

9. Se um desbravador completa 16 anos e ainda não concluiu todas as classes, ele pode terminar as que estão faltando ou iniciar as classes agrupadas?

O objetivo das Classes Agrupadas é facilitar a investidura dos líderes, portanto, eles devem fazer o que for mais fácil para eles. Se estiver faltando 3 ou menos, possivelmente seja melhor terminá-las, agora, se ele só tem 1 ou 2 classes, é melhor que faça Classes Agrupadas. O que deve ser observado é que os requisitos já concluídos não podem ser contatos novamente e que precisamos avaliá-los de acordo com a idade e maturidade que eles têm (que esperamos que eles tenham!) agora. [É importante verificar como é esse procedimento no seu Campo, pois algumas Associações adotam um padrão fixo a ser seguido].

10. Quem pode assinar o cartão das classes?

Confira AQUI.

11. Qual a idade mínima para a investidura nas classes?

Para as classes regulares e avançadas, a idade correspondente aos cartões (Amigo - 10, Companheiro - 11, Pesquisador - 12, Pioneiro - 13, Excursionista - 14, Guia - 15). Para a classe de Líder, confira AQUI. Líder Master - 18, Líder Master Avançado - 20.

12. Um desbravador pode fazer mais de uma classe por ano? Qual o máximo?

Pode, desde que ele tenha a idade mínima delas. Na verdade não existe um máximo de classes por ano, o que importa é a qualidade do cumprimento delas, o que vai depender de cada um, mas a média de 2 por ano se adéqua à maioria dos desbravadores. Mas conheço um grande líder (máster avançado, um dos melhores que conheço) que com 15 anos (quando ele entrou no Clube) concluiu 5 classes!

13. O que é o Clube do Livro Juvenil?

Esse é um requisito exigido em todas as classes. Todos os anos a Casa Publicadora Brasileira edita um livro para os juvenis. Esse deve ser o livro lido por todos os desbravadores. Mas se é só um, porque se chama Clube do Livro? Antigamente, eram 3 livros, por isso o nome, hoje [infelizmente] é apenas um! [lamentamos o retrocesso, mas...].

14. Como concluir uma especialidade? Quem pode assiná-la?

Para se concluir qualquer especialidade, o desbravador precisa cumprir TODOS os requisitos do manual. Elas podem ser instruídas por qualquer líder ou profissional da área, mesmo que não seja adventista. Existem muitos métodos de avaliação (clique AQUI), mas o próprio instrutor pode avaliar. Em seguida, elas precisam ser validadas pelo regional. Infelizmente também não temos mais disponível para compra o manual de especialidades, mas todos os requisitos estão disponíveis no site oficial (AQUI). P.S.: Está faltando a opção de escolher as especialidades de Atividades Agrícolas. Então, selecione qualquer área e lá na barra de endereço troque o nome da área por: agricolas, por exemplo, troque "natureza" por "agricolas" que vai dar certo!

15. O Clube de Desbravadores é igual em todo o mundo?

Não! O funcionamento varia de acordo com cada Divisão. O uniforme, as insígnias, o lenço e até a idade alvo mudam. Em alguns lugares, até mesmo o hino é diferente. O modelo adotado pela Divisão Sul Americana é bem próximo ao original, praticado pela Divisão Norte Americana.

16. O dia mundial dos desbravadores é realmente mundial?

Não! Apesar do nome sugerir, o dia é comemorado em diferentes datas, de acordo com a Divisão [quem será que deu esse nome? rs]. Em alguns lugares, como na Divisão Norte Americana é chamado apenas de Dia dos Desbravadores (Pathfinders Day).

17. Existe um padrão de ordem unida adotado em toda a Divisão?

Mais ou menos. A Divisão ainda não tem um manual oficial de ordem unida, porém recomenda o uso do Manual de Campanha C 22-5 do Exército Brasileiro. Acontece que como não existe essa regulamentação, muitos Clubes acabam inventando muitos comandos... Os principais comandos [de acordo com o Manual do Exército] você encontraAQUI.

18. O que são as especialidades regionais?

A princípio seriam especialidades que fossem produzidas na nossa própria Divisão, adaptadas à nossa realidade... O que infelizmente não é verdade. A maioria são especialidades traduzidas de outras Divisões, como: arte de fazer esteiras (Divisão do Sul do Pacífico), cuidado de bebês (Divisão Euro-Africana), arte de trançar (Associação Geral), agricultura de subsistência (Divisão do Sul do Pacífico)...

19. Uma pessoa pode dar a instrução de uma especialidade, mesmo sem tê-la?

Sim, desde que ela tenha domínio sobre aquele assunto. Nestes casos, mesmo pessoas que não sejam do Clube ou que não sejam adventistas podem dar a instrução.

20. Uma pessoa pode ser instrutora de uma classe, mesmo sem a ter concluído?

Em condições ideais não, pois a ideia é que toda a diretoria seja investida em líder. Porém, não há nenhum impedimento, inclusive o cartão de Classes Agrupadas pede para a pessoa ser instrutora de uma classe por 5 meses ou até a investidura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário