sábado, 21 de maio de 2011

SINAIS DE PISTA

Hoje queremos ensinar Sinais de Pistas aos nossos Desbravadores. Aqui vai o que será ensinado:


É uma boa atividade de observação. Primeiro você deve aprender os sinais de pista utilizados para comunicação nas trilhas de florestas e nos campos. Alguns, são idênticos aos usados no passado pelos aventureiros, indígenas e exploradores.
Nas estradas, nos campos e no mato encontramos sinais deixados no chão, nas árvores e nos rios, por animais ou pessoas. A essas pegadas, quando tomadas numa direção e com um fim, é que denominamos "pista" Seguir uma pista exige observações que põem em jogo a acuidade dos sentidos e o vigor da inteligência. Quem se dedica a essa atividade adquire conhecimentos muito úteis e elevado grau de percepção das coisas.
Naturalmente que seguir uma pista real para a descoberta de um animal ou pessoa, demanda oportunidades e interesses que muitas vezes nos escapam. Por isso é que os escoteiros iniciam o aprendizado utilizando sinais convencionais próprios, colocados em pontos que facilitam a observação. Os Desbravadores também fazem usam destes sinais de pistas.



Regras para a montagem de uma trilha com sinais de pista:
a) Os sinais são feitos à direita dos caminhos.
b) Os sinais devem ser visíveis.
c) Quando ventar não podem ser utilizados papéis ou folhas.
d) Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do solo.
e) Nos cruzamentos de estradas deve ser sempre colocado o "caminho a evitar" nas que não vão ser utilizadas.
f) Nos lugares movimentados devem ser feitos muitos sinais.
g) Os sinais devem ser traçados obedecendo a condição do terreno: em terrenos difíceis, de 2 em 2 metros, nas rochas, de 5 em 5, nas matas, de 20 em 20, nos campos, de 30 em 30 metros. Nos casos de interesse geral não empregar sinais convencionais limitados à patrulha e sim adotados geralmente.
h) Vários são os sinais empregados em nossas atividades. Outros podem ser convencionados pela patrulha. Nos desenhos apresentados, damos indicações dos principais. O sinal de "perigo" deve ser colocado onde quer que exista algum, e sobretudo onde há "caminho a evitar".



A pista sempre tem um começo e um final marcados com sinais característicos. Se você perder a pista volte até o último sinal que achou e procure com atenção nas proximidades até achar o próximo.


Outra regra importante: Andar devagar e com os olhos bem atentos.

Então os Desbravadores Via Lactea farão um teste pelo bairro com estes sinais, depois faremos um teste em local real ( uma mata, floresta, etc). Faz parte de qualquer Desbravador ou Escoteiro saber este assunto. Maranata!!!

2 comentários:

  1. legal estes sinais alguns eu não conhecia vou testa-los no meu clube depois digo como foram

    ResponderExcluir
  2. eu faço parte do clube de desbravadores suindara!!só qe é muito muito massa esses sinais de pistas eu só estou no comecinho

    ResponderExcluir