domingo, 18 de setembro de 2011

Cozinhando no acampamento - Receitas


Cozinhando no acampamento


Existem vários tipos de acampamento: de instrução, recreativo, fixo, móvel, rústico e etc. Algo em comum entre todos é a “cozinha”, desde a mais rústica até a mais “equipada”. Quando alguns clubes acampam, geralmente levam uma cozinheira que prepara as refeições para todos; em outros casos, cada unidade é responsável pelo seu alimento podendo ou não levar fogareiros ou fogões de acampamento.

Não há nenhum empecilho para que o clube tenha uma só cozinha, mas ao menos uma vez no ano deve haver um acampamento em que as unidades cozinhem. Disso depende o cumprimento de vários requisitos de classes e especialidades que vão desde fazer o cardápio até dispor corretamente do lixo.

Para ter uma alimentação saudável, higiênica e gostosa no acampamento em que a unidade vai cozinhar é necessário ensinar aos desbravadores algumas técnicas que até mesmo alguns líderes desconhecem, são elas:

Cardápio

Muitos clubes ainda permitem o uso de alimentos cárneos no acampamento, como igreja temos recomendação de que esse tipo de alimento não seja utilizado. O clube de desbravadores é um departamento da igreja, portanto deve observar essa regra.

O cardápio deve ser preparado com antecedência, as unidades devem ter a oportunidade de, segundo as preferências de seus membros, elaborar o seu. Entretanto, a diretoria deve supervisionar o trabalho das unidades.

No cardápio deve haver alimentos de todos os grupos (aqueles aprendidos na classe de amigo!): carboidratos, proteínas, leite e ovos, verduras e frutas e oleaginosas, além dos alimentos energéticos, que devem ser utilizados com moderação.

Alimentos desidratados são aqueles que passaram por um processo de secagem, onde a água do alimento é retirada, aumentando assim a sua conservação. Também utilizamos esse tipo de alimento, pois ele é mais leve e, portanto, mais fácil de carregar. São exemplos de alimentos desidratados: leite em pó, frutas em passas, proteína vegetal, sopas instantâneas, etc. Granola e macarrão instantâneo (tipo Miojo) não são alimentos desidratados; a granola é composta por cereais e o macarrão instantâneo é como todos os tipos de macarrão, devem ser cozidos em água, mas não quer dizer que são desidratados.

Em relação ao macarrão instantâneo é necessário ter cuidado para que ele não seja a principal refeição do acampamento. Tanto o macarrão convencional quanto o instantâneo são carboidratos e devem fazer parte de uma dieta balanceada, por exemplo, não se deve colocar macarrão, arroz e batata em uma mesma refeição. Assim o macarrão deveria ficar restrito a duas ou três refeições.

Outro alimento que muitos gostam e alguns acham até mesmo indispensável é o feijão, mas muitos consideram impossível ter esse alimento no acampamento. Realmente levar uma panela de pressão é incomodo, mas não é necessário ter este utensílio para cozinhar o feijão. Deixando os grãos de molho durante a noite eles vão cozinhar mais rápido no outro dia. Para não perder tempo, deixe a fogueira com o fogo baixo ou só com brasas (nesse caso deve ter bastante) e coloque o feijão para cozinhar durante o período da manhã. Deste modo na hora do almoço basta temperar. Para que o feijão não estrague, ferva-o uns cinco minutos à noite e tente deixá-lo em lugar mais fresco durante o dia.

Os ovos são alimentos muito versáteis, entretanto levá-los para o local do acampamento é um pouco complicado. Para que você não chegue lá com um omelete pronto, deixe os ovos na embalagem que você comprou no mercado, se for aquela de uma dúzia, ou corte ao meio a bandeja (aquela de trinta ovos) e coloque uma parte por cima e amarre com barbante. Acondicione-os na parte de cima da mochila dentro de um saquinho plástico para evitar acidentes.

Batata, beterraba, chuchu, cenoura, repolho, brócolis, couve flor, abobrinha, vagem, milho, pimentão e tomate são exemplos de alimentos de fácil conservação e preparo, além de possuir elevado valor nutricional. 
Alface, cheiro verde, espinafre, agrião, enfim todas as folhas tendem a ficar murchas fora da geladeira, além de ser difícil transportá-las sem danificá-las, portanto é melhor substituí-las. 

Não perca na semana que vem dicas de receitas para fazer no seu acampamento!

Utensílios de cozinha

Quando se pensa nos utensílios, geralmente lembra-se das panelas, talheres, pratos e copos. Alguns clubes esquecem de levar bacias para picar os alimentos e até mesmo faca. Para evitar esse incomodo atente-se à lista dos utensílios indispensáveis para o acampamento.

Faca – Deve ser boa de corte. Os desbravadores menores só devem usá-las sob a supervisão do conselheiro. Facas de serra são inapropriadas para descascar e cortar verduras, portanto evite-as. Não utilizar a faca da cozinha para cortar madeira, sisal ou abrir latas.

Conchas e colheres – É perigoso utilizar colheres e conchas de cabo muito curto para preparar as refeições. Para saber se está levando a quantidade certa conte quantos pratos haverá em cada refeição, deve haver uma para cada e mais uma de reserva.

Panelas – três costuma ser suficiente. O tamanho de cada uma depende do tamanho da unidade, de preferência que se encaixem entre si, assim há uma melhor utilização do espaço. Talvez possa incluir um fervedor para facilitar na hora de aquecer o leite ou prepara um chá ou cevada.

Ralador – é um pouco incomodo para transportar, mas facilita muito na hora de fazer a salada ou uma farofinha de cenoura.

Bacias – são indispensáveis para lavar e cortar os vegetais ou preparar uma salada.

Pano de prato – além de enxugar a louça, serve para tirar as panelas quentes da fogueira, cobrir os alimentos e etc.

Além desses é importante levar jarra, abridor de latas, potes ou vasilhas com tampa, fósforo e sacos para lixo. Não podemos esquecer também de levar bucha, sabão e esponja de aço.

Higiene

Mesmo estando no acampamento devemos manter os hábitos higiênicos como lavar as mãos, lavar frutas e verduras e não deixar lixo acumulado. Além destes, é necessário também outros cuidados:

Água – para cozinhar deve ser utilizada água filtrada ou fervida. Mesmo que a água venha de um riacho limpo é necessário purificá-la.

Armazenamento – os alimentos não devem ficar expostos diretamente ao sol e muito menos no chão. O mesmo em relação aos utensílios da cozinha.

Mesa – deve haver uma pequena “mesa”, um lugar para colocar os alimentos depois de prontos e servir de apoio no momento de prepará-los. Pode ser um caixote virado para baixo ou uma pioneiria. Seja criativo.

Lixo – para dispor do lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas e verduras) cavar um buraco no chão de uns 20 cm de largura por 40 cm de profundidade. Somente o lixo orgânico deve ser depositado nele. Jogar uma camada de terra para cobrir o lixo. O lixo seco deve ser levado de volta para casa. Para não gerar mau cheiro, enxágüe as embalagens e deixe tudo em um saco bem fechado.

Louça – deve ser lavada logo após a refeição. Se deixada para depois fica mais difícil de lavar além de atrair insetos. Se for lavar a louça em uma fonte de água corrente, usar sabão biodegradável e não deixar restos de alimentos por perto.

Alimentos perecíveis – muito cuidado com maionese, iogurte, queijo, leite, molho de tomate, etc., são alimentos que estragam facilmente fora da geladeira, principalmente depois de abertos.

Listamos aqui algumas receitas fáceis de preparar, que não necessitam de muitos utensílios e são gostosas.

Arroz Caipira

Com essa receita é possível fazer o arroz e as verduras em uma mesma panela. É bem prático. Serve de cinco a seis pessoas.

Ingredientes

2 xíc. de arroz
1 cenoura grande ou duas pequenas
1 espiga de milho
Alho ou tempero pronto
3 c.s. de óleo
2 c. chá de sal
Mais ou menos 1 litro de água

Modo de fazer

Doure o alho ou tempero, em seguida adicione o arroz e refogue até ficar brilhante. Acrescente a cenoura ralada e em seguida o milho cortado. Refogue por mais um minuto e acrescente a água. Quando a água do arroz estiver secando tampe a panela e reduza o fogo.


Roasted potato (batata assada)

É uma receita muito fácil que dispensa o uso de panelas, mas é um pouco demorada.

Ingredientes

Uma batata grande para cada membro da unidade
Requeijão ou molho de tomate
Sal
Papel alumínio

Modo de fazer

Lave bem as batatas e fure-as com um garfo, enrole-as em um papel alumínio e coloque nas brasas da fogueira. O tempo de cozimento depende da quantidade de brasas, mas costuma demorar de 1h00min à 1h30min. Espete a batata com um grafo ou palito para conferir se estão macias e retire da fogueira com cuidado. Retire a batata do papel alumínio, corte a batata ao meio e coloque uma pitada de sal. Coloque o molho de tomate ou requeijão por cima e sirva.

Tabule de acampamento

Ingredientes

1 pepino grande
2 tomates
1 cebola pequena
½ xíc. de triguilho
Sal

Modo de fazer

Coloque o triguilho de molho por 45 min. Corte o tomate, o pepino e a cebola em cubinhos. Escorra a água do triguilho e esprema-o bem. Misture tudo e acrescente o sal.

Maçã com goiabada

É uma sobremesa muito fácil e gostosa, também dispensa panela.

Ingredientes

Uma maçã para cada membro da unidade

Canela em pó Goiabada
Papel alumínio



Modo de fazer


Lave as maçãs e corte-as ao meio. Retire o miolo, polvilhe canela em pó em cada uma das metades. Coloque um pedacinho de goiabada na maçã, junte as duas metades e enrole no papel alumínio. Coloque as maçãs nas brasas da fogueira. Fica pronto em uns 30 minutos.


Mingau de aveia


Ingredientes


4 xíc. de leite
1 canela em pau
 8 c.s. de aveia em flocos

4 c.s. de açúcar


Modo de fazer


Coloque todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar até atingir a consistência desejada. Retire a canela e sirva. Serve 4 pessoas.


Fonte: Blog Catinho da Unidade

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Modelos de ofícios para desbravadores





Tenho certeza de que se perguntassem para cada um de nós o que é o Clube de Desbravadores, faríamos aquela propaganda. Descreveríamos como são as nossas atividades, as classes, as especialidades, as caminhadas, os acampamentos, os ralas... Os nossos olhos brilhariam ao falar e tentaríamos transmitir para a pessoa o máximo do que é ser um desbravador!

Mas se o Clube é tão bom assim, por que as pessoas nem sequer ouviram falar? Acho que o problema é que nós não nos mostramos a elas, não nos mostramos à sociedade, não é verdade?

Nos últimos meses trabalhamos no projeto de fundação de um novo Clube em São João d'Aliança, interior de Goiás, mas que ainda é da APlaC. No último treinamento descobrimos algo que nos deixou de queixos caídos: a secretária municipal de educação tinha enviado uma carta para a Igreja pedindo algum tipo de projeto para as crianças da cidade!

Amigos, não existe nenhum programa melhor para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos em qualquer cidade do que o Clube de Desbravadores! Então vamos parar de nos esconder! Isso não só prejudica por não termos mais membros por falta de conhecimento como por não termos patrocínio para as nossas atividades.

Para vocês terem uma idéia, em agosto estávamos visitando a Granja do Torto, em Brasília, para visualizarmos a área do nosso VI Campori de Desbravadores. Estava acontecendo um evento de motoqueiros (nada contra os motoqueiros). Descobrimos que eles haviam recebido um patrocínio do Governo de mais de 800 mil reais! Onde é que nós estamos até agora que não corremos atrás das necessidades dos nossos desbravadores? Os seus desbravadores já deixaram de ir a algum evento por causa de dinheiro??? Está na hora disso acabar!

Bem, para conseguirmos algum patrocínio ou ajuda de qualquer entidade, seja privada ou do Governo, precisamos nos comunicar através de ofícios, documentos oficiais específicos para isso. O assunto pode variar de solicitar o espaço físico de uma escola para as reuniões do Clube, passe livre no zoológico e até mesmo o aluguel de algum ônibus.

Para ajudá-los, vamos disponibilizar AQUIAQUIAQUI e AQUI quatro modelos diferentes de ofícios, elaborados conforme o Manual de Redação da Presidência da República. Com base neles, é só você substituir o assunto, os dados e o pedido. Os parágrafos 1, 3 , 4 e 7 (do primeiro modelo) podem ser usados em todos os ofícios, pois dão as informações básicas sobre o Clube e põe o Clube à disposição da empresa ou do Governo. Prestem bastante atenção no uso correto dos pronomes de tratamento, disponíveis no manual de redação acima.

FONTE: BLOG CANTINHO DA UNIDADE